METODOLOGIA

 

O modelo pedagógico adotado pelas Faculdades Integradas Campograndenses se pauta na perspectiva da heutagogia, defendida por Almeida (2009) como uma alternativa que sugere a "[...] auto aprendizagem na perspectiva do conhecimento compartilhado. Trata-se de um conceito que expande a concepção de andragogia ao reconhecer as experiências cotidianas como fonte de saber e incorpora a autodireção da aprendizagem como foco nas experiências" (p. 107).

No *início da disciplina*: há um momento síncrono para a apresentação do professor e do objetivo da disciplina no curso, incluindo ferramentas diferenciadas como o áudio da apresentação.

Além do vídeo de apresentação da disciplina, existe o vídeo de apresentação do professor, norteando as diretrizes metodológicas de sua disciplina.

Ainda, na parte inicial, apresentam-se dois fóruns: um de notícias e avisos e outro de tira-dúvidas, bem como o plano de ensino da disciplina e o Currículo Lattes do professor.

Os *encontros presenciais* são realizados para o desenvolvimento de atividades diversificadas, destinadas à socialização do saber, ao aprofundamento de conteúdos, à integração, ao aperfeiçoamento de habilidades, ao diagnóstico de andamento dos alunos visando à regulação da aprendizagem, complementação de informações e busca de novos conhecimentos, entre outros, e integrar o processo de avaliação.

Serão realizados em 5(cinco) encontros presenciais obrigatórios ao longo do curso: 1(uma) aula inaugural ao início de cada turma, 3(Três) provas presenciais, onde a realização se dará a cada 4 disciplinas, e 1(uma) apresentação de Trabalho de conclusão de curso nos Polos de Apoio Presenciais, aos sábados, especificados no cronograma de cada turma do curso, cada encontro presencial tem duração prevista de 2(duas) horas.

Estes estudos a distância são complementados através das webconferências realizadas pelos docentes de cada disciplina. Além do acompanhamento por meio das tutorias a distância e presencial, permitindo desta forma, o monitoramento do desempenho e apoio às atividades propostas durante o curso, auxiliando na identificação e solução de dificuldades específicas. E, também através das avaliações presenciais com objetivo de efetuar transformação em seu fazer pedagógico