O Desafio o Processo Ensino-Aprendizagem: Como o Docente Pode Trabalhar as Diferentes Formas de Aprender?

Ana Clara Bispo da Silva, Jane Rose Silva Souza

Resumo


Este trabalho objetiva tratar sobre como os professores devem se posicionar frente às diferenças individuais de seus alunos, e refletir sobre como a negligência em consideração a essa diversidade pode influenciar na aprendizagem. Os principais teóricos utilizados são Libâneo (1994) e o sociólogo Phellipe Perrenoud (2000), além da contribuição de Piaget(1948) sobre os processos de ensino- aprendizagem e também de Gardner(1995) sobre as multiformas de inteligências existentes. Cada ser humano é único e possui especificidades e necessidades diferentes, por isso nos tornamos especiais e distintos dos outros animais. Direcionamo-nos no saber, de acordo com nossas habilidades e competências e seremos úteis na sociedade, muitas vezes, seguindo nossas habilidades inatas. Por isso a necessidade do docente ter um olhar voltado para a diversidade no ambiente escolar, porque ao ignorar tais competências, poderemos ter no futuro alunos que serão mal sucedidos e infelizes na área de trabalho que escolherão executar.

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ISSN 2447-2409