Um Olhar sobre a Norma Culta: Uma Perspectiva a partir da Flexão no Sintagma Nominal

Andreia Araujo de Carvalho

Resumo


O presente artigo problematiza as influências que os níveis de escolarização provocam na variedade oral da língua, buscando visualizar apenas os sintagmas nominais por meio de entrevistas realizadas com indivíduos que possuem estes níveis de escolarização. Assim, procuramos considerar a estrutura do SN com base na fala dos entrevistados, que não estavam preocupados com “desvios” gramaticais, visto que a entrevista foi sobre um tema que não envolveu o termo “língua”. Para tanto, utilizamos, como base principal, os estudos de Castilho (2014). De acordo com o propósito de promover uma reflexão sobre a relevância da relação entre língua e ensino, analisamos a flexão no SN entre todos os entrevistados. Cabe ressaltar, que o contexto sócio-geográfico dos entrevistados, com poucas exceções, à época da pesquisa era a periferia de Nova Iguaçu. Nas considerações finais do estudo, esboçamos, ademais das influências históricas, o papel da escola na apropriação da norma culta.


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ISSN 2447-2409