Práticas de letramento literário no PIBID: um incentivo ao gosto pela leitura

Monique Siqueira de Andrade

Resumo


O Subprojeto Produção de Acervo de Áudio (P.A.A.) está inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Letras/Português - e é desenvolvido nas Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), mantidas pela Fundação Educacional Unificada Campograndese (FEUC), com o objetivo de estimular os (as) alunos (as) da Escola Municipal Euclides da Cunha a desenvolverem o gosto pela leitura de textos literários. O Subprojeto P.A.A. oferece oficinas de leitura de textos literários, focalizando a ampliação da capacidade de leitura dos discentes, proporcionando, assim, um maior contato com obras literárias. Esta pesquisa tem como propósito discutir os efeitos do letramento literário como forma de incentivar o gosto pela leitura. No que tange ao letramento literário, podemos dizer que o mesmo é de suma importância para o bom desenvolvimento da compreensão dos textos e para despertar o gosto e o prazer pela leitura. Como suporte teórico, no que diz respeito à promoção do letramento literário no espaço escolar, contamos com as teorias de letramento de COSSON (2009), KLEIMAN (2006), LAJOLO (2006) e de estratégias de leitura, de SOLÉ (1998). As oficinas realizadas na escola da educação básica são elaboradas em consonância com as teorias apresentadas pelos autores supracitados. Sendo assim, o Subprojeto PIBID/FIC/P.A.A., busca promover o gosto pela leitura dos (as) alunos(as) do Ensino Fundamental II, em parceria com a Escola Municipal Euclides da Cunha. Este artigo apresenta os resultados  da proposta do Subprojeto P.A.A. - promover o letramento literário, por meio de oficinas realizadas em escolas da rede pública.

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ISSN 2447-2409