DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE COMPREENSÃO ORAL E DA PRONÚNCIA EM ESPANHOL - ANÁLISE DE COLEÇÃO DIDÁTICA

José Ricardo Dordron de Pinho, Janaína Ligeiro Santos, Priscila Araujo Silva

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar as atividades de compreensão oral e de pronúncia apresentadas no volume 1 da coleção didática “Enlaces”, voltada para a Língua Espanhola no Ensino Médio.  Percebemos a presença de tais atividades em todos os capítulos do volume, com uma seção fixa que trabalha os sons do ponto de vista da pronúncia.  Quanto aos tipos de exercícios de compreensão oral propostos, identificamos que nem todos estão presentes, além de haver uma desproporção entre os que se encontram: não há exercícios de compreensão seletiva, e os de compreensão intensiva estão em número bastante  maior que os de compreensão extensiva.  Propomos, ainda, a classificação de um novo tipo de exercício, o de compreensão dedutiva.

 

Palavras-chave: Ensino de Espanhol, compreensão oral, pronúncia, coleção didática, PNLD.


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ISSN 2447-2409