A CRÔNICA JORNALÍSTICA: UMA ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO

Fabiana dos Anjos Pinto

Resumo


Neste artigo serão apresentadas reflexões sobre a relação entre humor e crônica, tema de nossa tese de Doutorado. O objetivo geral consiste em verificar se a hipótese de que o humor é traço frequente do gênero estende-se à crônica jornalística contemporânea. O Globo foi selecionado para a análise de um texto de Luiz Fernando Veríssimo, tendo em vista que é o jornal mais lido no Brasil atualmente, alcançando diversidade de cronistas e leitores. Em busca de tal análise, valemo-nos das contribuições de Antonio Candido (1992), Marylse Meyer (1992) e Massaud Moisés (1985), a respeito do humor em crônicas folhetinescas, bem como dos ensinamentos de Patrick Charaudeau (2007 e 2008) sobre a categorização da crônica na mídia impressa. Com Oliveira (2010) buscamos verificar até que ponto os modos de organização textual podem ritualizar o humor como elemento pensado na instância de produção e esperado pela instância de recepção.

Palavras-chave: crônica, humor, captação


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ISSN 2447-2409