A PRAGMÁTICA EM DADOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Resumo
Este artigo, A Pragmática em dados de Aquisição da Linguagem, propõe analisar a ocorrência da expressão pragmática no discurso de JES, uma criança em fase de aquisição, com idade inicial de (1,6;9)[1]. Como arcabouço teórico, assumimos Teorias da Aquisição da Linguagem (Finger e Quadros -2008), Introdução à linguística: domínios e fronteiras, (Mussalim e Bentes -2001), Curso básico de linguística gerativa (Kenedy - 2013) e O traço de pessoa na aquisição normal e deficitária do português brasileiro (Martins - 2007). Foi feito um estudo longitudinal, perfazendo 47 seções de fala espontânea onde os dados foram coletados. Levantamos as expressões linguístico-pragmáticas mais produtivas, como repetição e uso de núcleos em lugar de sintagmas e orações; verificando, se ao longo do processo, recursos iniciais como de repetição são substituídos e por quais. O objetivo é evidenciar que crianças, em estágio inicial, já expressam, linguisticamente, intenção, vontade - objetos de estudo da Pragmática.
Palavras-chave: Psicolinguística, Aquisição da Linguagem, Estudo Longitudinal, Teoria Gerativa, Pragmática.
[1] Em estudos longitudinais de Aquisição da Linguagem, são registrados entre parênteses a idade da criança (ano;mês;dia) antes de cada fala nos dados coletados.
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ISSN 2447-2409