A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 1994 E O JORNAL O GLOBO: QUESTÃO DO NEOLIBERALISMO COMO PROJETO DE ESTADO E SOCIEDADE

Fabrício Ferreira de Medeiros

Resumo


Não raro, tanto em livros didáticos quanto em trabalhos especializados, são feitas referências à década de 1990 como sendo a “década neoliberal” ou a “era neoliberal”, no Brasil. Trata-se de um período no qual grupos empresariais (incluindo-se a Imprensa) e autoridades políticas buscaram empreender um projeto neoliberal de Estado e Sociedade, deslocando responsabilidades de alçada pública para a esfera privada, sob a crença compartilhada na “mão oculta do mercado”. Nesse sentido, propomos analisar a projeção dessa ideologia convertida em projeto político nos anos 1990, a partir da cobertura noticiosa do jornal impresso O Globo, diante da eleição presidencial de 1994, na qual se destacaram o candidato tucano, reconhecidamente afinado com o neoliberalismo, Fernando Henrique Cardoso, e seu adversário, o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Com base nos conceitos gramscianos de hegemonia e Aparelhos Privados de Hegemonia, buscamos identificar o posicionamento político e ideológico do jornal carioca e até que ponto seus noticiários tão somente informavam o público leitor sobre os fatos da realidade política.

Palavras-chave: neoliberalismo; jornal O Globo; hegemonia; Aparelhos Privados de Hegemonia; eleição presidencial de 1994.


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