SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA: FORMANDO LEITORES

Valquíria Pinheiro Alves Oliveira

Resumo


Este artigo tematiza a experiência da formação docente, por meio de relatos na participação em um programa do governo federal, PIBID, que visa à formação inicial de professores e a valorização da aprendizagem da leitura e da escrita por meio de práticas de alfabetização e letramento e através do ato de contar e ouvir histórias, utilizando inúmeros recursos existentes para sua transmissão, como brincadeiras, jogos de faz-de-conta e contos que valorizem a infância, o multiculturalismo. Pretende-se, assim, contribuir para a formação de sujeitos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade, além de auxiliar nos saberes e conhecimentos fundamentais para construção de uma sociedade mais justa e humana. Para que a educação escolar, de fato, possa contribuir com a construção de subjetividades, faz-se necessário solidificar-se, principalmente nos anos iniciais da Educação Básica, concepções saudáveis atreladas aos conteúdos necessários à formação do ser humano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.